Linguagem (própria) editorial

termos editoriais

 

Oi, gente!

Hoje eu tinha me programado para continuar escrevendo sobre quem atua no processo editorial, falando sobre as principais funções de cada um desses profissionais, mas fui acometida por um post que passou a frente. Explico: ao ler o texto anterior de “Da minha profissão”, em que falo sobre as etapas da editoração, meu namorado comentou comigo que “estava bacana, só um pouco ‘técnico'”. Oi? E foi só então que caiu a ficha de que eu não sei para quem estou escrevendo, provavelmente para muitos que não têm (ainda) tanto contato com o dia a dia de uma produção editorial, e por isso alguns termos podem soar estranhos. Por isso, cá está: meu próprio dicionário livreiro. 😀

Montei uma listinha com algumas palavras e expressões muito comuns para quem trabalha com edição e produção de livros. Acho que boa parte é de conhecimento geral já, mas não custa colocar aqui. Atenção aí!

 

  • Miolo: Todo o interior do livro, seu conjunto de cadernos e de folhas.
  • Cadernos: Conjunto de páginas que são impressas na mesma folha, com a mesma chapa de impressão. Cada caderno precisa ter um número de páginas múltiplo de 4 (devido à quantidade de vezes possível de uma folha ser dobrada). Daí também outra expressão comum: na montagem de um livro é preciso que ele “feche caderno”, ou seja, tenha um número de páginas pertinente à montagem escolhida.
  • Contracapa: A parte interna da capa.
  • Quarta capa: A capa posterior do livro.
  • Orelhas: Aquelas abas menores, continuações das capas, que dobram para dentro e costumam conter sinopse do livro, biografia do autor, entre outras informações adicionais.
  • Lombada: Aquela parte lateral e externa do livro, onde do lado interno estão afixadas as folhas, e cujo espaço é destinado ao título, ao nome do autor e à logo da editora.
  • Folha de rosto: Aquela página dentro do livro, logo no início, que funciona como uma “capa interna”; ou seja, vêm escritos título, autor, editor, local e ano de publicação.
  • Ficha catalográfica: Página onde constam todas as informações técnicas do livro, como título da obra, nome do autor/dos organizadores, casa editorial, local e ano de publicação, informações de edições anteriores, ISBN, entre outras.
  • ISBN: É o número internacional dos livros, obtido por um sistema padronizado que identifica numericamente os livros, de acordo com assunto, título, autor, país e editora.
  • Colofão: Pequena inscrição que costuma aparecer na última página do livro, informando a fonte usada no livro, o papel escolhido para a impressão, a gráfica que imprimiu os exemplares e a época em que o livro foi impresso.
  • Cabeços: Título do livro e nome do autor ou título do capítulo, que aparecem ou no alto ou no pé de cada página (depende do projeto gráfico), situando o leitor.
  • Tiragem: Número de exemplares de uma edição impressos de uma só vez.
  • Texto poluído: Texto com muitos erros, sejam ortográficos, gramaticais, frases mal-estruturadas, confusas etc. Ou seja, aquele tipo de texto em que o preparador/copidesque/revisor tem mais trabalho.
  • Prova diagramada: Impressão completa do livro, feita na própria editora, com o material já revisado no Word e diagramado, onde o revisor trabalhará novamente, mas agora fazendo uma revisão sobre o papel.
  • Emendas: As alterações de revisão que o revisor marca na prova diagramada, as correções que devem ser feitas.
  • Prova suja: A prova diagramada com as emendas do revisor para serem passadas pelo diagramador para o PDF do livro.
  • Prova limpa: Quando o diagramador já passou todas as emendas marcadas pelo revisor na prova diagramada e esta já foi devidamente “batida” (ou seja, alguém, possivelmente o editor, o assistente editorial ou o próprio revisor, dependendo da forma de trabalho da casa editorial, checou se todas e cada uma das emendas foi corretamente passada para o PDF do livro).
  • Bater: Checar se as emendas foram corretamente passadas e, logo, os erros corrigidos.
  • Fechamento: Etapa final da produção editorial, quando são checados itens pontuais, como paginação (se corre certinha e se as páginas de abertura de cada capítulo batem com as páginas sinalizadas no sumário), grafias dos títulos dos capítulos e do livro (tanto no decorrer do texto quanto no sumário e na ficha catalográfica, pois as grafias devem aparecer sempre exatamente iguais), notas de rodapé (se o livro as possuir, verificar se a contagem segue a numeração lógica e se elas aparecem nas páginas onde estão marcadas para aparecer), cabeços (se nenhum cabeço está faltando em alguma página, se não foi trocado e se a digitação está correta) e as quebras (quebras de palavras, é preciso passar olhando uma a uma todas as palavras que estão “quebrando” no final de cada linha, para ter certeza de que nenhuma sílaba foi separada erroneamente – e, de acordo com as preferências de cada editora, também há quebras que costumam ser apontadas como “evitáveis”).
  • Prova heliográfica: Um “esboço” de como ficará o livro que normalmente a gráfica manda para a editora poucos dias depois de esta ter enviado o material, para que os editores confiram se está tudo ok, principalmente quanto à montagem dos cadernos (e também é o momento de ver se a capa vai ficar legal), e/ou perceberem últimas alterações que precisem ser feitas (o que, a esta altura, deve ser muito evitado, a menos que seja realmente necessário).

Aí estão alguns dos principais termos. Não estão em ordem alfabética porque mantive uma ordem lógica/cronológica mais ou menos. Acho que daqui para frente fica mais tranquilo de sacar tudo, né? rs

Espero que gostem. Beijinhos!

Anúncios

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s